SOCIEDADE BRASILEIRA DE
HIGIENE E SAÚDE PÚBLICA
SOBRAHSP
MAIS DE UM SÉCULO DE TRADIÇÃO 1923-2024
Fundador:
Carlos Chagas
Patrono:
Oswaldo Cruz
QUEM SOMOS
Desde 1923 em defesa da Saúde e da Vida
A Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública, criada em 1923 (com o nome de Sociedade Brasileira de Higiene) tendo Oswaldo Cruz como Patrono, é sociedade civil científico-cultural, de âmbito nacional, reconhecida de Utilidade Pública, que visa a defesa da saúde, a prevenção de doenças e acidentes, a orientação técnica e a união de todos aqueles que se dedicam à Higiene e à Saúde Pública. Tem entre suas finalidades: promover e estimular estudos e pesquisas em Higiene e Saúde Pública, propondo soluções, colaborando com os Poderes Públicos; promover, por diversos meios, o levantamento do nível cultural sanitário do povo e empenhar-se na melhoria dos padrões de educação e saúde em todos os níveis; promover ações pela valorização e defesa dos profissionais de Saúde Pública e pugnar pelas suas aspirações e necessidades, pondo em evidência a contribuição e a importância da Saúde Pública e a Memória do Sanitarismo no Brasil.
Pesquisa
Na Organização Mundial de Saúde / OMS, mais uma vez a SOBRAHSP assegurou presença; alguns desconhecem que sua criação, em 1945, nos EUA, se deu por proposta nacional secundada pela China. O fato histórico ocorreu na Conferência Sanitária Internacional de São Francisco, California, com a proposta de criação da OMS pelo ilustre Dr. Geraldo Horácio de Paula Souza, representante do Brasil, na época presidente da SOBRAHSP.
Paula Souza, como outros, foi da primeira turma de doutores em Saúde Pública pela Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos. Ele realizou em 1923 a primeira cloração de água de abastecimento no Brasil; em 1924, instalou as primeiras inspetorias de higiene do trabalho e de inspeção de gêneros alimentícios e, em 1944, a primeira Faculdade de Higiene e Saúde Pública do Brasil, na Universidade de São Paulo.
Valorização profissional
Aos nomes que evocamos, agora, e aos demais, damos honras, pois engrandecem e dignificam a Memória da Saúde Pública no Brasil.
Têm sido utilíssimos os resultados dos inúmeros congressos, jornadas e eventos que a SOBRAHSP realizou por todo o Brasil, colaborando para estabelecer a mais bela obra permanente em prol da Higiene e da Saúde Pública. Os esforços continuam, para a preservação da Saúde, prevenindo doenças e acidentes, influenciando sempre em favor da Saúde e da Vida da Humanidade.
Prevenção e combate às doenças
Instrumento da cultura sanitarista desde sua fundação, a entidade sempre foi presidida e formada por idealistas e notáveis que ao longo dessas décadas cumpriram seus objetivos éticos e científicos. Em seus quadros se encontraram líderes, mestres, ministros e secretários de Saúde, dirigentes de órgãos públicos, hospitais e universidades e o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (1953-73), Dr. Marcolino Gomes Candau.
Carlos Chagas, nosso fundador, instituiu em 1920 o Departamento Nacional de Saúde Pública, precursor de todas as atividades análogas em solo nacional, tendo criado, em 1925, o 1º curso de Saúde Pública, que estabeleceu a profissão de sanitarista no Brasil. Discípulo e continuador da obra de Oswaldo Cruz, nosso maior líder, fez dele nosso Patrono – instituindo compromisso estatutário de lhe dar honras, comemorando o seu nascimento em 5 de agosto, Dia Nacional da Saúde, assim como o Dia Pan-Americano de Saúde, em 2 de dezembro.
Educação e Preservação do Meio Ambiente
Afrânio Peixoto foi o professor de Higiene que nos deixou o maior legado em obras acadêmicas publicadas.
Emílio Ribas, Belisário Pena, Plácido Barbosa, Carlos Sá, Clementino Fraga, Manoel José Ferreira, Ernani Agrícola, Geraldo de Paula Souza e Mário Pinotti, nossos ex-presidentes se sucederam em brilhante trajetória, reconhecida nacional e internacionalmente.
Ressaltamos o nosso Marcolino Gomes Candau, o único brasileiro a dirigir a Organização Mundial de Saúde, eleito e reeleito por 20 anos, fato inédito em qualquer organismo da ONU.
Saúde física e mental
presidente
PROF. DR. RAYMUNDO NERY STELLING JÚNIOR
PhD in Science Education , Master in Administration-Total Quality Management, Mestre em Educação, Conselheiro Estadual de Educação do Rio de Janeiro, Conselheiro da ABE - Associação Brasileira de Educação, Cursista da ESG - Escola Superior de Guerra e da FGV - Fundação Getúlio Vargas ( RJ ), Presidente-Chanceler do IFEC - Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência, Presidente da SOBRAHSP - Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública, Presidente da UPPES - União dos Professores Públicos no Estado-Sindicato. Ex-Conselheiro Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, Diretor Geral ( Reitor ) por três anos das Faculdades Integradas Maria Thereza , Ex-Pró-Reitor da Florida University ( Miami/USA) e Ex-Membro Titular da Comissão de Direitos Humanos em Educação da Presidência da República.
NOSSOS OBJETIVOS
Saneamento básico e higiene
-
Promover ações pela valorização e defesa dos profissionais de Saúde Pública e pugnar pelas suas aspirações e necessidades;
-
Colaborar com os Poderes Públicos no estudo e na solução das questões de Higiene e Saúde Pública;
-
Manter intercâmbio com entidades congêneres, nacionais e estrangeiras;
-
Pôr em evidência a contribuição e a importância da Saúde Pública e a Memória do Sanitarismo no Brasil.
A Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública visa a defesa da saúde, a prevenção de doenças e acidentes, a orientação técnica e a união de todos aqueles que se dedicam à Higiene e à Saúde Pública, e tem como finalidades:
-
Promover e estimular estudos e pesquisas em Higiene e Saúde Pública;
-
Estudar, esclarecer e propor soluções para questões de Higiene e Saúde Pública;
-
Promover, pelos diversos meios, o levantamento do nível cultural sanitário do povo e se empenhar na melhoria dos padrões de educação e saúde em todos os níveis;