top of page
Âncora 1

QUEM SOMOS

Desde 1923 em defesa da Saúde e da Vida

A Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública, criada em 1923 (com o nome de Sociedade Brasileira de Higiene) tendo Oswaldo Cruz como Patrono, é sociedade civil científico-cultural, de âmbito nacional, reconhecida de Utilidade Pública, que visa a defesa da saúde, a prevenção de doenças e acidentes, a orientação técnica e a união de todos aqueles que se dedicam à Higiene e à Saúde Pública. Tem entre suas finalidades: promover e estimular estudos e pesquisas em Higiene e Saúde Pública, propondo soluções, colaborando com os Poderes Públicos; promover, por diversos meios, o levantamento do nível cultural sanitário do povo e empenhar-se na melhoria dos padrões de educação e saúde em todos os níveis; promover ações pela valorização e defesa dos profissionais de Saúde Pública e pugnar pelas suas aspirações e necessidades, pondo em evidência a contribuição e a importância da Saúde Pública e a Memória do Sanitarismo no Brasil.

 

Pesquisa
microbiologist-1332376_1920.jpg

Na Organização Mundial de Saúde / OMS, mais uma vez a SOBRAHSP assegurou presença; alguns desconhecem que sua criação, em 1945, nos EUA, se deu por proposta nacional secundada pela China. O fato histórico ocorreu na Conferência Sanitária Internacional de São Francisco, California, com a proposta de criação da OMS pelo ilustre Dr. Geraldo Horácio de Paula Souza, representante do Brasil e presidente da SOBRAHSP.

 

Paula Souza, como outros, foi da primeira turma de doutores em Saúde Pública pela Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos. Ele realizou em 1923 a primeira cloração de água de abastecimento no Brasil; em 1924, instalou as primeiras inspetorias de higiene do trabalho e de inspeção de gêneros alimentícios e, em 1944, a primeira Faculdade de Higiene e Saúde Pública do Brasil, na Universidade de São Paulo.

Valorização profissional
eye-766166_1280.jpg

Aos nomes que evocamos, agora, e aos demais, damos honras, pois engrandecem e dignificam a Memória da Saúde Pública no Brasil.

 

Têm sido utilíssimos os resultados dos inúmeros congressos, jornadas e eventos que a SOBRAHSP realizou por todo o Brasil, colaborando para estabelecer a mais bela obra permanente em prol da Higiene e da Saúde Pública. Os esforços continuam, para a preservação da Saúde, prevenindo doenças e acidentes, influenciando sempre em favor da Saúde e da Vida da Humanidade.

vaccination-6576827_1920.jpg
Prevenção e combate às doenças

Instrumento da cultura sanitarista desde sua fundação, a entidade sempre foi presidida e formada por idealistas e notáveis que ao longo dessas décadas cumpriram seus objetivos éticos e científicos. Em seus quadros se encontraram líderes, mestres, ministros e secretários de Saúde, dirigentes de órgãos públicos, hospitais e universidades e o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (1953-73), Dr. Marcolino Gomes Candau.

 

Carlos Chagas, nosso fundador, instituiu em 1920 o Departamento Nacional de Saúde Pública, precursor de todas as atividades análogas em solo nacional, tendo criado, em 1925, o 1º curso de Saúde Pública, que estabeleceu a profissão de sanitarista no Brasil. Discípulo e continuador da obra de Oswaldo Cruz, nosso maior líder, fez dele nosso Patrono – instituindo  compromisso estatutário de lhe dar honras, comemorando o seu nascimento em 5 de agosto, Dia Nacional da Saúde, assim como o Dia Pan-Americano de Saúde, em 2 de dezembro.

 

person-775073_1920.jpg
Educação e Preservação do Meio Ambiente

Afrânio Peixoto foi o professor de Higiene que nos deixou o maior legado em obras acadêmicas publicadas.

 

Emílio Ribas, Belisário Pena, Plácido Barbosa, Carlos Sá, Clementino Fraga, Manoel José Ferreira, Ernani Agrícola, Geraldo de Paula Souza e Mário Pinotti, nossos ex-presidentes se sucederam em brilhante trajetória, reconhecida nacional e internacionalmente.

 

Ressaltamos o nosso Marcolino Gomes Candau, o único brasileiro a dirigir a Organização Mundial de Saúde, eleito e reeleito por 20 anos, fato inédito em qualquer organismo da ONU.

Saúde física e mental
beach-2090091_1920.jpg

NOSSOS OBJETIVOS

Saneamento básico e higiene
  • Promover ações pela valorização e defesa dos profissionais de Saúde Pública e pugnar pelas suas aspirações e necessidades;

  • Colaborar com os Poderes Públicos no estudo e na solução das questões de Higiene e Saúde Pública;

  • Manter intercâmbio com entidades congêneres, nacionais e estrangeiras;

  • Pôr em evidência a contribuição e a importância da Saúde Pública e a Memória do Sanitarismo no Brasil.

      A Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública visa a defesa da saúde, a prevenção de doenças e acidentes, a orientação técnica e a união de todos aqueles que se dedicam à Higiene e à Saúde Pública, e tem como finalidades:

 

  • Promover e estimular estudos e pesquisas em Higiene e Saúde Pública;

  • Estudar, esclarecer e propor soluções para questões de Higiene e Saúde Pública;

  • Promover, pelos diversos meios, o levantamento do nível cultural sanitário do povo e se empenhar na melhoria dos padrões de educação e saúde em todos os níveis;

dog-1912874_1920.jpg
Controle de Zoonoses
Âncora 2
washing-hands-4940148_1920.jpg
bottom of page