top of page
Buscar
  • Foto do escritorSOBRAHSP

07/05 – Dia do Oftalmologista

A data foi escolhida para homenagear os oftalmologistas brasileiros, Moacyr Álvaro, professor Catedrático de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) juntamente com Waldemar Belfort Mattos e outros oftalmologistas de São Paulo, que em 7 de maio de 1930, fundaram a Sociedade de Oftalmologia de São Paulo e seis anos depois realizaram o primeiro Congresso Brasileiro de Oftalmologia na capital paulista. Um olhar atento à saúde ocular se faz necessário quando celebramos o Dia do Oftalmologista. Esta data, busca não só homenagear os médicos oftalmologistas no Brasil, mas também ressalta a importância da prevenção de doenças oculares, que pode levar à perda de visão, garantindo que a qualidade de vida dos pacientes seja não apenas mantida, mas também melhorada.

A demanda por serviços oftalmológicos é uma das maiores no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil e o mesmo ocorre em praticamente todos os países do mundo.

A atenção oftalmológica desde o nascimento e sobretudo após os 50 anos para diagnóstico de uma série de doenças genéticas, infecciosas, metabólicas bem como as relacionadas ao envelhecimento é fundamental para evitar a deficiência visual com seu enorme impacto na qualidade de vida.

O exame de recém-nascidos com ênfase em prematuros para se identificar alterações congênitas e decorrentes da imaturidade fetal, óculos, infecções como a toxoplasmose, herpes, AIDS, Zika, alergias, glaucoma, catarata, diabetes e degenerações maculares são alguns exemplos destas situações.

Um dos setores de maior evolução tecnológica com a Inteligência Artificial - IA é o oftalmológico, com a implementação de novos procedimentos e tratamentos, acompanhando os avanços da tecnologia. Nos últimos anos, a indústria criou e lançou técnicas envolvendo luzes terapêuticas, terapia genética e tratamentos combinados capazes de mitigar os efeitos de doenças como câncer, cegueira, degeneração macular, catarata e glaucoma. Recentemente, um estudo teve grande repercussão ao utilizar colágeno de porco para restaurar a visão de pessoas cegas, acometidas por uma doença degenerativa conhecida como ceratocone. Outra novidade recente é a lente de contato capaz de tratar diferentes doenças oculares com o uso de microagulhas, tão pequenas que não causam desconforto ou irritação aos olhos do usuário. O projeto, ainda em fase de testes, tem grande potencial para revolucionar a indústria óptica nos próximos anos.



Para celebrar esta data a SOBRAHSP homenageia em 2024 o Dr. Fábio Vilela Ribeiro, médico Oftalmologista, formado há 40 anos pela Faculdade de Medicina de Valença - UNIFAA; Pós-graduação e Residência Médica em Oftalmologia na Santa Casa de Campinas e Hospital Irmãos Penteado de 1983 a 1986. Trabalha há 38 anos em São José dos Campos SP, como Diretor do Centro de Diagnóstico e Tratamento Ocular; Sócio Fundador da OFTALMOVALE S/C Ltda.; Sócio fundador da Empresa EXCIMER LASER VALE DO PARAIBA e do HOSPITAL DE OLHOS DO VALE, referência em Cirurgia Oftalmológica da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte Paulista. Promoveu nos últimos 25 anos várias campanhas regionais para PREVENÇÃO DA AMBLIOPIA e cegueira prevenivel infantil. Áreas de atuação na sua clínica diária: OFTALMOPEDIATRIA, GLAUCOMA, DOENÇAS EXTERNAS OCULARES e CIRURGIA REFRATIVA com EXCIMER LASER. Colabora com várias entidades, ONGs e igrejas com a realização de palestras e campanhas preventivas. É um dos profissionais médicos mais bem avaliados nos últimos 6 anos pela plataforma digital DOCTORALIA, em nível Nacional.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page