top of page
Buscar
  • Foto do escritorSOBRAHSP

SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL EM 2023

Nossa instituição que celebra neste ano o seu CENTENÁRIO ( 1923-2023 ) possui longo histórico de serviços prestados ao Brasil fruto da diligente atenção desde nossos fundadores de todas as questões que envolvem a Saúde Pública.


Certamente que desde o ano de nossa fundação ( 1923 ) pelo renomado Sanitarista Carlos Chagas bem como nas ações de nosso Patrono Oswaldo Cruz incontáveis as Ações empreendidas pelo bem Comum me nosso país e, neste ano de nosso centenário reforçamos todo o Ideal que permeou e permeia a nossa grande institucional de bem servir a Vida !


Em nossa contemporaneidade hercúleos são os desafios que se apresentam na realidade da higiene e da saúde Pública no Brasil aonde assistimos alarmante queda nos investimentos públicos que caíram a assustadores 64% e que se expressam na quantia de dez bilhões de reais entre 2012 e 2023 segundo pesquisa do Instituto de Estudps Para Políticas de Saúde ( IEPS ).


Ao pensarmos a situação conjuntural do SUS ( Sistema Único de Saúde ) nos reportamos a porcentagens muito preocupantes como a diminuição de 31% no orçamento previsto para o Programa Médicos pelo Brasil; 65,7% a menos para o de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Saúde; 63% a menos para Alimentação e Nutrição para a Saúde; 53,3% a menos para Educação e Formação em Saúde; 60% a menos para a Saúde Indígena entre outros....


Temos muitos temas a serem abordados em nossa Atualidade na questão da Higiene e da saúde Pública, no entanto, podemos identificar três dentre eles que se fazem mister identificarmos : a Hipertensão, a Diabete e a Obesidade que atingem expressiva parte da população e que urge ser atendida com plena qualidade.


Dentro deste preocupante "Quadro Geral" devemos sempre seguir com confiança, porém, de forma firme no buscar da melhor qualidade contínua para a Higiene e a Saúde Pública posto serem basilares para a qualidade de existência da Vida !


Professor Doutor Raymundo Nery Stelling Júnior ( Presidente da SOBRAHSP )

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page